O Xbox One pode em breve ganhar suporte a dois assistentes pessoais além da Cortana: o Google Assistente e a Alexa, da Amazon. Segundo uma fonte ouvida pelo Windows Central, a ideia é que aparelhos como o Google Home e o Amazon Echo possam ser integrados ao console, dando aos jogadores uma nova forma de usar comandos de voz — e uma alternativa à solução da própria Microsoft, que perdeu boa parte da praticidade com o fim do Kinect.

A opção para ativar os assistentes deverá aparecer no menu de dispositivos nas configurações do aparelho após uma atualização ainda não confirmada. Com o recurso acionado, basta depois instalar o respectivo aplicativo do Xbox na plataforma que for escolhida. Não se sabe que tipos de comandos o usuário poderá dar aos assistentes, mas é bem provável que a lista inclua recursos para abrir e navegar em aplicativos, como a Netflix.

publicidade

As notícias em torno de uma parceria entre Microsoft e Amazon começaram ainda em agosto do ano passado. Uma reportagem do The New York Times publicada no fim daquele mês revelou que as duas empresas estavam trabalhando juntas para dar aos seus respectivos assistentes o suporte ao concorrente. O objetivo era fazer com que a Alexa complementasse a Cortana em funções que a assistente da Microsoft não podia desempenhar e vice-versa. As duas empresas confirmaram a parceria, que foi inclusive demonstrada na última Build.

O anúncio dessa nova integração dos assistentes ao Xbox One ainda não tem data para acontecer. Mas com a conferência da Microsoft na E3 agendada para o próximo domingo (10), é bem possível que algo seja mencionado em breve, como prevê o Windows Central.