Agora parece que vai: mais usuários do YouTube no Android começaram a receber o tão aguardado modo escuro do aplicativo, que já está em testes há um bom tempo e já chegou até mesmo ao iOS e desktops. Ao que tudo indica, desta vez é para valer, como informa o site Android Police.

A versão escura do YouTube foi liberada primeiro nos desktops ainda em 2017. Já a versão escura do aplicativo para iOS foi lançada em março deste ano. O YouTube deu a impressão de estar pronto para publicar a novidade para o Android em julho, mas boa parte dos usuários não recebeu a novidade.

Não há segredos no novo modo: ele troca os tons brancos e claros por preto e cinza escuro. As vantagens do novo modo são duas. A primeira delas é o fato de que o tema preto agride menos os olhos, especialmente à noite; a segunda é que, para usuários de celulares com telas AMOLED, cores escuras consomem menos energia, ajudando a poupar bateria.

publicidade

Os usuários com acesso à novidade estão recebendo uma notificação para alertar sobre a mudança, então se você não foi notificado, as chances de você ter recebido são baixas.

Para quem recebeu, é necessário tocar na sua imagem de perfil no canto superior direito da tela do aplicativo, entre em “Configurações”, acesse “Gerais” e ative a opção “Tema escuro”. Se você não está vendo a alternativa, você pode tentar limpar o cache do aplicativo nas configurações do Android para ver se ajuda ou simplesmente esperar mais um pouco. Uma hora chega.