O conjunto de sensores TrueDepth do iPhone X pode ser usado para mais do que apenas a autenticação no Face ID. A câmera traseira usa uma combinação de sensores de movimento e suporte para realidade aumentada – o que significa que a Apple tem planos para o futuro do seu smartphone.

Conforme relata a ArsTechnica, a empresa planeja adicionar uma tecnologia de câmera 3D na parte traseira do iPhone em 2019. A câmera de trás pode não usar a mesma tecnologia que a matriz de sensores TrueDepth usada para Face ID na frente do iPhone X, mas contará com sensores capazes de mapear objetos no espaço 3D, calculando quanto tempo leva a luz do seu laser para saltar de um objeto em seu campo de visão. 

publicidade

A companhia alinhou as câmeras verticalmente no iPhone X, ao invés de horizontalmente como no iPhone 8 Plus, para tornar as aplicações de realidade aumentada mais efetivas. No entanto, sem uma maneira mais avançada de ler e rastrear espaço 3D, os aplicativos AR permanecerão limitados.

Ao contrário de hardwares mais robusto, como o HoloLens da Microsoft, as câmeras traseiras dos iPhones atuais não lidam bem com superfícies que não são planas. Os aplicativos atuais de realidade aumentada colocam um objeto no espaço em relação à superfície plana, mas não são capazes de colocar esses objetos atrás de um obstáculo do mundo real, por exemplo.

publicidade

O CEO da Apple, Tim Cook, promoveu agressivamente a expansão da realidade aumentada tanto para consumidores, quanto para investidores. Em uma entrevista recente para o The Independent, o executivo disse que espera que a adoção da AR seja tão expressiva quanto a chegada de aplicativos com o lançamento da App Store há nove anos.

Relatórios também indicam que a companhia está trabalhando em um visor de realidade aumentada junto com uma empresa chamada T288, que produziu o ARKit, um conjunto de ferramentas de software de realidade da Apple para desenvolvedores de aplicativos.