A Microsoft pode estar preparando uma nova geração do Windows. É o que indica uma empresa de sensores biométricos, que deu a entender que a Microsoft estaria preparando um sistema operacional inédito.

A Synaptics, responsável pelo desenvolvimento de recursos biométricos, anunciou uma parceria com a AMD para o desenvolvimento de tecnologias biométricas a serem usadas em um “sistema operacional de nova geração” da Microsoft.

Quando lançou o Windows 10, a Microsoft disse que ele seria o “último” sistema operacional da empresa: em vez de um Windows 11, por exemplo, a Microsoft se concentraria em lançar novas atualizações para o Windows 10, adicionando novos recursos com o passar do tempo.

Nos três anos seguintes ao lançamento da plataforma, foi exatamente isso o que aconteceu. A mais recente grande atualização do Windows 10 saiu em abril, mas novas funcionalidades estão previstas para versões futuras do sistema operacional.

publicidade

A parceria entre Synaptics e AMD, no entanto, sugere que isso pode mudar. A tecnologia desenvolvida pelas empresas seria usada dentro do Windows Hello da futura versão do sistema da Microsoft, pelo que indica o anúncio das companhias.

O site Windows Central especula que o sistema citado pelas empresas seja o Windows Polaris, um projeto interno da Microsoft que visaria criar uma versão mais moderna do Windows 10 voltada para desktops e notebooks.

O Polaris faz parte de um programa maior chamado Windows Core OS, que quer adaptar o sistema operacional para diferentes dispositivos. A ideia seria abandonar o suporte a softwares Win32 e substituir por apps UWP disponíveis na loja Microsoft Store. Segundo o Windows Central, a Microsoft planeja lançar o Polaris durante 2019.