Na última quinta-feira, 11, o governo da Coreia do Sul anunciou que estava planejando proibir o comércio de criptomoedas. Segundo informações da agência de notícias Reuters, isso foi suficiente para fazer os preços da bitcoin despencarem.

O valor da moeda virtual na região caiu em torno de 21% e chegou a ser comercializada por US$ 17 mil, sendo que ainda está sendo comercializado com um valor até 30% menor que o praticado em outros países. Além disso, as ações relacionadas à criptografia da Coréia do Sul, como a Vidente e a Omnitel, também sofreram caindo em torno de 30%.

publicidade

O anúncio da proibição foi feito pelo ministro da justiça sul-coreano, Park Sang-ki, após discussões com outras agências governamentais do país e reguladores financeiros. “Há grandes preocupações com as moedas virtuais e o Ministério da Justiça está basicamente preparando um projeto de lei para proibir o comércio de criptografia através de trocas”, afirmou.

Além da reação do mercado, a proibição também levou mais de 55 mil sul-coreanos a se juntarem a uma petição pedindo que o governo interrompa a repressão com a moeda virtual.