Blockchain pode se tornar arma contra corrupção no Brasil

O conceito disruptivo é apontado como uma das 10 tendências tecnológicas para 2018. O blockchain promete transformar muita coisa em um futuro bastante breve; de negócios a mudança cultural, começando agora! Quem vive o mundo das criptomoedas, como o Bitcoin, certamente sabe do que se trata. Para aqueles que nunca ouviram falar, pode até soar complicado, mas os resultados prometidos são surpreendentes.

O blockchain foi criado para registrar, verificar e validar operações online. Essa "cadeia de blocos" pode ser encarada como uma espécie de “livro de contabilidade” virtual em que cada operação digital fica gravada. Quando uma movimentação é realizada como, por exemplo, uma transferência de Bitcoins, aquela operação é colocada em conjunto com outras feitas naquele mesmo momento, criando assim um bloco de operações. Esses blocos são então apresentados a diversos nós. Esse nós são computadores conectados à rede com a tarefa única de aprovar, validas e repassar transações. Desta forma, o registro é validado de forma inalterável e transparente.

Com quase 10 anos desde sua criação, já bastante maduro, o Blockchain apresenta agora potencial para assumir aplicações além das relacionadas às moedas virtuais. No Brasil, diversas indústrias já estão engajadas com a tecnologia - algumas mais ativas que outras, é verdade. Mas os bancos, fintechs, saúde, a indústria agro, de energia e até o varejo estudam aplicações do conceito blockchain em suas operações.

Tanto no Brasil como em toda América Latina, o momento ainda é inicial - são os primeiros passos dessa expansão. Mas, uma vez que o Blockchain se mostrar eficiente em diferentes negócios, deve então se formar uma rede neural conectando essas diferentes aplicações da tecnologia e transformando o que, no início serviu apenas como infraestrutura de moeda digital, em uma verdadeira plataforma de transformação digital. Claro, nada disso vai acontecer do dia para a noite.

Talvez a gente esteja indo um pouco longe demais. Mas se pensarmos em uma tecnologia que garante transparência, segurança e confiança. Será que não seria o sonho de, finalmente, resolver o câncer do Brasil; a corrupção?!…

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ