Nesta sexta-feira é comemorado o Dia do Orgulho Nerd: uma data em que todos nós, amantes da tecnologia, podemos celebrar a cultura geek. E como este dia tem tudo a ver com videogames, o Olhar Digital foi ao outro lado do mundo visitar a loja de jogos mais tradicional de Tóquio, a Super Potato, que fica localizada no bairro de Akihabara, o coração das culturas nerd, geek e otaku na capital japonesa.

Com entrada simples e discreta, a Super Potato pode até passar desapercebida por quem caminha pelas ruas estreitas de Tóquio. Mas não se engane: são três andares de pura nostalgia onde é possível encontrar games de diversas gerações. Alguns deles, aliás, nem estiveram à venda aqui no ocidente.

Um exemplo disso é a versão original do Famicom: o primeiro console da Nintendo. Com cores branca e vermelho, o aparelho chegou às prateleiras japonesas em 1983 com o nome Family Computer. Ao contrário da versão ocidental, o saudoso Nintendinho trazia seus controles soldados à parte traseira do aparelho. Na loja, é possível encontrar unidades funcionais para relembrar a era oito bits. E com direito a TVs de tubo para a experiência ser completa. Outras raridades incluem a versão original do Super Nintendo, centenas de cartuchos e até consoles feitos pela empresa japonesa exclusivamente para hotéis.

Ainda nas prateleiras da loja, é possível encontrar outro produto que fez sucesso na infância de muitos nerds brasileiros: os bichinhos virtuais Tamagotchs. Já os fãs do PlayStation não podem perder o andar dedicado inteiramente aos consoles da Sony, incluindo também raridades jamais lançadas por aqui. Por fim, a visita termina com um andar dedicado aos fliperamas. Lá, é possível passar a tarde se divertindo games clássicos de arcade. Impossível não lembrar das tardes tentando zerar um jogo inteiro com uma ficha. Aliás, difícil mesmo foi deixar o local sem experimentar tudo.