E se fosse possível hackear nosso cérebro? É, deixar ele mais potente, mais rápido… Alguém aí disse “ciborgues”?! A ideia mirabolante vem de ninguém menos que Elon Musk, o bilionário por trás da fabricante de veículos elétricos Tesla e da SpaceX, sua empresa de viagens espaciais. Agora essa: a ideia de uma nova forma de interação cérebro-máquina. A proposta do executivo é fazer um upgrade no nosso cérebro para que o ser humano não fique para trás com o rápido avanço da inteligência artificial.

A ideia parece maluca. Mas Elon Musk não brinca em trabalho. Seu principal argumento é que enquanto computadores são capazes de engolir, transferir e processar gigabytes inteiros por segundo – ou até terabytes em alguns casos – nós, seres humanos, somos limitados a formas arcaicas de input e output, como falar, digitar, ler e ouvir. Na comparação, é tudo muito lento e a capacidade de apenas alguns bits por segundo. Segundo ele, ao conectar nossa massa cinzenta com computadores potentes, teremos melhor capacidade de memória e até de interagir de forma mais direta com nossos dispositivos.

publicidade

Por enquanto está tudo na boca e na mente do tio Musk. Nada ainda foi especificado sobre como essa nova conexão cérebro-máquina seria feita, mesmo porque o cérebro humano é extremamente complexo. E por mais que um computador possa ser infinitamente mais rápido que qualquer um de nós para processar uma quantidade absurda de informações, máquina alguma tem o potencial de 100 bilhões de neurônios (pelo menos por enquanto).

O interessante, e que dá certa força à ideia de Elon Musk, é que já existem tecnologias que fazem essa interface cérebro-máquina. A mais comum é a eletroencefalografia. Uma touca como esta, cheia de sensores, registra toda a atividade elétrica do cérebro e é capaz de permitir aplicações bem interessantes.

publicidade

Para obter respostas mais finas, como devolver movimentos finos e precisos, aí então é preciso usar uma técnica mais invasiva. Uma das aplicações mais importantes da neurociência está relacionada a implantes cerebrais que liberam sinais elétricos para amenizar o efeito do Mal de Parkinson.

Um exemplo recente e que também chama atenção vem do governo norte-americano. Lá, a interação cérebro-máquina está sendo para melhorar a capacidade cognitiva de concentração em atiradores de elite. Enquanto uma pessoa normal é capaz de manter, em média, 20 minutos de concentração total em uma atividade, através da estimulação elétrica cerebral, eles conseguiram fazer um soldado prolongar esse período por até 20 horas!

publicidade

E enquanto a gente espera ansiosamente peloe anúncio revolucionário de Elon Musk – ainda sem qualquer previsão – as técnicas, pesquisas e principalmente equipamentos que analisam, monitoram e até controlam a atividade cerebral estão ficando cada vez melhores. Ainda assim, vai levar algum tempo para a tecnologia alcançar a capacidade de medir todo o potencial dos sinais do nosso cérebro. Se a Inteligência Artificial vai de alguma forma ser comparada à inteligência humana, tecnologia e ciência ainda têm muito o que evoluir para chegarmos a esse ponto. Fiquem tranquilos…estamos seguros. 

Confira a tecnologia que ajuda vítimas de Parkinson a viver melhor 

publicidade

Conheça o surpreendente Instituto do Cérebro, em São Paulo