Uma janela para o mundo que pode te isolar atrás de grades digitais. Um estudo recém-divulgado pela Universidade de Medicina de Pittsburgh, nos Estados Unidos, afirma que quanto mais tempo se gasta nas redes sociais, mais propensas essas pessoas estão a sentir solidão e se isolar socialmente.

Brian Primark, o cientista responsável pela pesquisa, diz que é muito importante estudar esse fenômeno: problemas de saúde mental e isolamento social já atingiram níveis epidêmicos entre os jovens. O estudo ainda constatou que quem usava mídias sociais mais de duas horas por dia tinha o dobro das probabilidades de isolamento social quando comparado aos colegas que passavam menos de meia hora conectado por dia. E, pior, aqueles que entraram em várias plataformas de redes sociais 58 ou mais vezes por semana triplicavam esse risco.

A Paula sabe que exagera! Mas nunca pensou em procurar ajuda. Entre games online e redes sociais, ela chega – muitas vezes – a virar a noite acordada em frente ao computador.

No caso da Paula, já é confuso entender se as redes sociais significam liberdade ou uma verdadeira prisão.

publicidade

Se por um lado crescem as pesquisas e a preocupação sobre as consequências do uso desenfreado da tecnologia, por outro, a sociedade ainda está aprendendo o que faz bem ou mal nesse mundo digital. Pouca gente procura ajuda, mas muitas já sofrem as consequências dessa falta de controle. Reflita você também: quanto tempo você está perdendo? Como está a qualidade do seu sono? E sua alimentação? Amigos – reais, não virtuais? Nenhuma tecnologia é ruim se ela for usada com moderação; mais do que isso, se ela não atrapalhar a sua vida. Afinal, a proposta é exatamente outra…facilitar. Se não for para ajudar, que não atrapalhe!